O Mistério de Moriá
Introdução
Quando fazemos uma análise minuciosa do texto de Gn 22:1-19 enxergamos a maneira como Deus provou seu servo Abraão e quais as causas que levaram o Senhor a inquirir de Abraão seu único filho o seu primogênito. E é baseado neste texto que mostraremos com clareza os mistérios do Monte Moriá.
1º- Abraão Antes de Isaque
Ante de Isaque(Promessa de Deus) chegar Abraão era um homem voltado aos altares a Deus,na trajetória de Abrão desde que saiu da casa de seus pais em Ur percebemos a vida do amigo de Deus voltado a 3 altares:
a) O altar de Siquém (Gn 12:7)
b) O altar de Betel (Gn 12:8)
c) O altar de Hebron (Gn 13:18)
2º - Abraão depois de Isaque
Depois que Isaque nasceu Abraão parece esquecer os altares a Deus e volta-se aos altares humanos.Abraão se entrega aos Banquetes(Gn 21:8) ,e por algum tempo esquece o que significa altar na vida de um homem de Deus.
3º O grande Sacrifício
Em Gn 22: 1-19 Deus vem mais uma vez a Abraão e agora vai fazer um pedido e pedido este do qual nunca mais em toda sua vida Abraão se esqueceria, Deus chama seu amigo para um Altar onde o sacrifício seria seu único filho.Para entendermos o porque deste pedido devemos analisar com cautela a Palavra( מוריה) Mõriyãh, que significa “Ordenado ou considerado por Deus” porem ao analisar com esmero a construção gramatical desta palavra no Hebraico descobrimos muito mais que “Ordenado ou Considerado” vejamos então dentro da “Guemátria” que é o estudo onde as letras hebraicas ganham valor numérico que o verdadeiro sentido de Moriá:
מוריה- Moriá
מ=40
ו=6
ר=200
י =10
ה =5
Agora fazendo a soma dos números chegaremos ao seguinte resultado 40+6+200+10+5=261 e se pegarmos a raiz do numero 261 e somar 2+6+1 chegaremos ao resultado 9, sendo que na tabuada de 9 a raiz dos resultados será sempre 9 por exemplo:
9x1=9 ,
9x2= 18 1+8=9 ,
9x3=27 2+7=9
9x4=36 3+6=9...
Chegamos então a conclusão de que na tabuada de x o numero nove não muda quer seja qual for a multiplicão o resultado é sempre o mesmo,então concluímos que o senhor chamou Abraão para Moriá para mostrar a ele que ele mudou mas o Deus que ele servia não havia mudado.
Epílogo
Nesta vida nós temos a facilidade de mudar nosso caráter espiritual com o tempo, mas o Deus que nós servimos não muda a bíblia diz na epistola aos Hebreus 13:8 que ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Por Vinicius Cunha
Mais uma vez, vemos a necessidade do conhecimento no idioma hebraico. Através deste, o Senhor nos trás grandes revelações. Parabéns meu amigo Vinicius Cunha!!! Deus continue a te abençoar!
ResponderExcluirObrigado pelo grande apoio que o Senhor tem nos dado pastor.... Glorias ao Senhor da Gloria!!!
Excluir